[Resenha] A garota do lago - Charlie Donlea!

Título: A garota do lago

Autor: Charlie Donlea

Editora: Faro Editorial

Resenha: A história é narrada sob duas perspectivas. Uma, em tempo real, apresentada por Kelsey, uma jornalista que após um recente período traumático, em seu eventual retorno é convocada pelo seu editor chefe a reportar um caso de assassinato em Summit Lake, uma pequena cidade situada nas montanhas Blue Ridge, onde há duas semanas, uma garota chamada Becca fora brutalmente assassinada na casa de férias dos seus pais. A outra narração nos apresenta fatos que aconteceram com a estudante morta, desde 14 meses antes da sua morte, até o dia fatídico em que fora vítima do crime brutal.


O prólogo nos apresenta o dia do assassinato e toda a trama parte dessa premissa. Becca está na casa à beira do lago para relaxar, estudar e colocar a cabeça no lugar, pois está diante de uma fase turbulenta de uma rotina apertada e segredos prestes a serem revelados. Aparentemente à espera de alguém, que para sua surpresa, supostamente antecipou sua chegada que estava prevista para dali a alguns dias, ela abre a porta ao final da terceira batida. Surpresa com o que encontrou, ela é arrastada até a cozinha e depois de uma luta incessante pela própria vida, é violentada, covardemente assassinada e não resiste.

Com uma narração em terceira pessoa, intercalada entre presente e passado vamos conhecendo mais sobre Becca, sua personalidade, seu cotidiano e todas as pessoas ligadas a ela e sobre as investigações da repórter Kelsey, conhecendo consequentemente os possíveis suspeitos, assim como o desvendamento do caso - a partir das pistas que surgem a todo momento.

Becca é uma garota no auge da sua vida, estudante exemplar de Direito, de família respeitosa, filha de um poderoso advogado e extremamente preocupada e atenciosa quanto ao seu futuro profissional. Aparentemente sem inimigos e sempre acompanhada de quatro amigos sinceros, Jack, Gail e Brad. No decorrer dessa jornada conhecemos sua relação com cada um deles e tomamos conhecimento de alguns segredos escondidos, que quando revelados, balança a amizade do grupo e revela o quanto nem tudo que parece, é.

Por outro lado, Kelsey, vista como a melhor jornalista da revista em que trabalha, não pensa duas vezes antes de aceitar a proposta de ir à Summit Lake investigar o caso e escrever seu artigo para a Events. Durante a sua estada na pequena cidade, conhece algumas pessoas e dentre elas, pessoas que acrescentaram e muito nas suas investigações. Três delas com presença forte como o delegado (que aceitou ajudá-la para diminuir sua frustração de ter sido afastado do caso pelas autoridades estaduais), um dos médicos do hospital que recebeu Becca no dia da sua morte (aceitando ajudá-la por curiosidade ao perceber junto com a mesma, alterações no laudo da garota) e Rae (que foi mais que uma ajudante, foi uma amiga. Rae trabalha no Café da Millie onde Becca esteve pela última vez antes de ter sido assassinada e contribui e muito para desvendar o caso). Kelsey, junto a esses personagens secundários altamente expressivos traça uma linha importantíssima para chegar ao assassino e descobrir as motivações daquele ataque cruel.

Conforme as investigações avançam, mais podemos ver um quebra-cabeça sendo formado. A jornalista se vê tão presa ao caso, que chegar ao seu desfecho estava muito além de apenas cumprir seu trabalho. Kelsey queria fazer aquilo tudo por Becca, que lhe despertou uma ligação muito além do profissional. Ela precisava daquilo para se manter viva consigo mesma, principalmente quando se dá conta de que tinham algo em comum, mas Becca não tivera a mesma sorte que ela. Descobrir o que aconteceu com aquela garota lhe daria forças para seguir em frente e enterrar os seus próprios fantasmas.  E agora Kelsey estava ali, disposta a seguir todas as pistas para concluir a história da menina que não teve a chance de viver e teve seu futuro ceifado pelas mãos de um lunático. E ela iria até o fim.

Um futuro interrompido covardemente, fatos que ao serem ocultados pelos envolvidos se tornaram pontos importantes que levaram àquela tragédia, onde nenhum dos envolvidos na descoberta imaginaria encontrar tanto mistério por trás de tudo aquilo... De tudo o que ficou ofuscado para não revelar ao público - que sequer imaginava que por trás de um crime aparentemente bem feito, existia muito mais do que as autoridades responsáveis queriam revelar.

O enredo é deslumbrante, um amontoado de detalhes que nos faz direcionar a culpa para várias pessoas ao mesmo tempo e conforme mais pessoas aparecem à história, as cartas que aparentemente estavam prestes a serem reveladas são embaralhadas novamente e aumenta a lista de suspeitos, num ‘vai e não vai’, e ‘é e não é’ interminável, que quanto mais se mexe, mais te distancia do real culpado.

O autor brinca com o leitor o tempo inteiro. A forma que ele usou para despistar o leitor do assassino foi ousada, típica de quem sabe envolver e enganar ao mesmo tempo. A sagacidade com que finalizava cada capítulo proporcionou uma leitura ágil, pois se tornava impossível finalizar um, sem querer imediatamente iniciar o outro. A forma que também encontrou para ocultar alguns detalhes e explorá-lo no momento adequado promoveu uma trama de tirar o fôlego.

Charlie Donlea além de trazer uma premissa altamente convidativa, cumpre sua proposta com maestria, com um thriler de alta qualidade onde nada no seu enredo foi desnecessário ou enrolado. De construção bem desenvolvida e elaborada, trouxe o que os fãs de suspense gostam de ver e tudo impecavelmente na medida certa, não ficando em nada atrás de Gillian Flynn ♥

A edição da Faro está pra ninguém colocar defeitos. Sempre me surpreendo a cada livro que eu leio e sei que isso não para por aqui. É um trabalho impecável que – junto à uma boa história – sabe como te agarrar.

9 comentários:

  1. Olá Thay, eu já tinha escutado falar do livro mas nunca tive interesse de saber do que se trata, e gostei do enredo!
    Beijos <3

    Estante Clássica

    ResponderExcluir
  2. Estou a bastante tempo querendo ler esse livro.
    A sinopse me chamou bastante atenção e a capa tá belíssima!!!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thay!
    Menina, a maioria das resenhas que li elogiaram bastante esse livro. Ele está na listinha de leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá, Thay.
    Eu amo esse gênero e desde que lançou esse livro que eu quero ler. Gosto quando é assim, quando somos enganados pelos autores porque livros de suspense em que descobrimos as coisas antes não tem graça hehe. Já li outros livros da editora e eles sempre capricham mesmo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oiii Thay

    Eu comprei esse livro recentemente e estou super empolgada com essa resenha, tenho certeza de que também irei gostar demais da história, aliás, thriller é um gênero que cada vez mais vem crescendo na minha estante e me conquistando.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Thay! Ao que parece a trama é bem inteligente e muito bem elaborada, fiquei curiosa!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Thay,
    Essa 'brincadeira' do autor com o leitor é algo que me anima. Deve ser bem interessante e improvável. Essa leitura está na minha lista.
    Ah, e quanto a resposta do seu comentário lá no 'Estante': vou ser sincera, tá? Os 3 livros do Travis são desnecessários ao lermos Os Irmãos Maddox, porque se você leu o 'Belo Desastre' sabe o que acontece com o Treton e em 'Bela Distração' você vê a mesma história (só que melhor escrita e do ponto de vista de outro casal). E o final faz valer a pena, rs. É surpreendente.
    Ah, e sobre a ordem, eu também não sei, por isso comprei o box, porque fica na ordem na prateleira HAHAHAHAHAHHAHAHHAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii Thay, tudo bem? eu amo thrillers , mas esse eu ainda não li, sua resenha tá maravilhosa, fiquei curiosa para conferir o livro.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não havia ouvido falar nesse livro, mas a premissa me interessou bastante! Pois, ultimamente tenho estado meio viciada em suspenses, mistérios e thrilers, então eu preciso urgentemente testar meu gosto por esse livro...
    Amei sua resenha, realmente instigante e muito boa ^^ Gosto de livros que nos despistam do obvio de uma forma sutil e leve!

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥