[Resenha] O espalhador de passarinhos e outras crônicas - Humberto Werneck!

Título: O espalhador de passarinhos e outras crônicas

Autor: Humberto Werneck

Editora: Dubolsinho


Resenha: O espalhador de passarinhos é um livro fantástico que reúne várias crônicas - além da primeira que faz jus ao título. São 65 crônicas para ser mais precisa, escritas por Humberto Werneck, que de forma envolvente descreve suas vivências nas suas formas mais variadas, exaltando com muita propriedade sua afinidade com as palavras e amor pela sua história.

As crônicas nos permitem viajar de forma muito profunda, nos transportando facilmente aos dramas e experiências do autor. Sua narrativa é baseada em relatos de suas andanças, das histórias de família, de conhecidos e de forma muito inteligente aborda os costumes e historias do lugar onde cresceu e vive.

Marcantes e curtas, suas narrativas são de uma cronicidade perspicaz e sutil ao mesmo tempo, fluindo com muita naturalidade, onde facilmente – embora crônicas independentes – uma puxa a outra e claramente e muito prontamente você se encontra devorando o livro.

Sua prosa é cheia de vida e se não bastasse a qualidade dos textos, os relatos nos levam a sentir com muita intimidade os acontecimentos. O espalhador de passarinhos e outras crônicas é uma super amostra do talento de Humberto Werneck para contar histórias, nos levando a sorrir, sentir e refletir junto com ele. Seu texto é exuberante e é plausível a forma como ele consegue relacionar o local e a existência dos prazeres da época em que se passa a maioria das crônicas, com a vazão desse sentimentalismo, que embora um pouco diferente, ainda preserva-se muito isso hoje em dia.

Foi uma grata leitura e com certeza eu recomendo o livro. Recomendo com a ressalva e o apelo que eu faço para que as pessoas leiam mais crônicas, é um prestígio pro leitor ler e conhecer algo dessa qualidade literária, mesmo com todas as suas particularidades, num gênero que tem o seu espaço e vem se destacando cada vez mais e maravilhosamente bem.


9 comentários:

  1. Oi Thay, tudo bem? Eu adoro crônicas, mas geralmente as leio em jornais online, dificilmente leio em coletâneas, mas adorei a sua indicação. E sua foto com o livro ficou ótima!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thay!
    Eu amo crônicas, estou lendo dois livros sobre essa tema agora, aliás hahaha. Não conhecia esse, parece ser muito bom!
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thay.
    Mesmo com seu apelo, eu não sou muito fã de crônicas e não sei se leria esse. Não é que eu não goste, é que tem tantos livros de ficção para ler e eu não tenho tempo de ler todos que eu gostaria hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu adoro crônicas e coletâneas.
    Obrigada pela dica!
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay, tudo bem!
    Não costumo ler crônicas, mas proposta do livro me pareceu interessante. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Thay!
    Não conhecia o livro, mas gostei da indicação. Gosto muito de crônicas,poesias e é sempre bom conhecer novos autores. A resenha está ótima, tentarei lê-lo em breve.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pela capa eu imaginava que fossem histórias de terror, mas pelo visto não. É um número grande de crônicas! Não sou muito fã do gênero, mas pelos seus elogios acho que até daria uma chance :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thay,
    Crônicas precisam entrar mais na minha lista de leituras.
    Leio tão poucas, mas preciso mudar isso!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥