[Resenha] Para Continuar - Felipe Colbert!

Título: Para Continuar

Autor: Felipe Colbert

Editora: Novo Conceito

Resenha: De antemão, gostaria de expressar o quanto fiquei feliz em ler esse livro. Já havia tido contato com o autor ao ler Belleville, que igualmente adorei. Quem me conhece sabe o quanto eu tinha preconceito com a literatura brasileira, mas, de alguns poucos anos pra cá tenho conhecido muita gente bacana que tem – com toda ousadia e inteligência – me mostrado uma literatura diferente das que eu havia tido contato. E graças a eles, hoje a minha estante tem uma prateleira cheia de exemplares da nossa literatura e que até então, não me decepcionaram em nada, Felipe, inclusive, é um deles.

Bom, sem delongas, nesse livro continuaremos a apreciar a fantasia, o mistério e o romantismo que Felipe Colbert tão bem dosa em suas histórias. Dentro dessa temática, somos apresentados ao personagem e protagonista, Leonardo. Léo, como é chamado, é portador da Cardiomiopatia dilatada idiopática, fazendo-o se restringir de muitas atividades, até das mais simples como correr, tomar um susto, pegar peso, tornando sua vida muito limitada.

A história tem início com um encontro inesperado no metrô, a caminho da faculdade. Léo encontra pela primeira vez, dentro do vagão, Ayako, uma oriental a quem ele se sente instantaneamente atraído. Audacioso, ele tenta imediatamente uma aproximação com a garota que não lhe dá muita atenção. Não convencido disso, ele passa todos os dias a procurá-la dentro do metrô, mas sem sucesso. Até que um dia lá está ela e ele sustenta o olhar até a sua descida, quando decide segui-la.
Descobre então que Ayako trabalha e vive numa loja de luminárias no bairro da Liberdade, em São Paulo, com seu avô e um jovem chamado Ho, que tem problemas mentais e é obcecado pela moça, vendo em Léo uma ameaça.

Ayako e seu avô escondem um segredo que vai além da loja de luminárias, se estende até o porão. No imenso porão há a existência de milhares de lanternas, cada uma delas representado o amor que acontece com cada habitante do bairro da Liberdade. Essas lanternas precisam ser protegidas, pois, qualquer dano a elas, destrói também a realidade do casal ao qual representa. Assim, por muitos anos, ultrapassando gerações, a jovem e o seu avô vêm mantendo e protegendo esse segredo.

Léo e Ayako vão se conhecendo mais nesse desenrolar e a garota vai dando abertura ao rapaz, o que logo a lanterna deles ganha um lugar no porão. A lanterna que representa o seu amor e a que ela tanto esperou. Mas, como nem tudo são flores, existe o jovem Ho nessa história, o que além de tentar fazer com que ele deixe Léo em paz, Aiako ainda precisa proteger a lanterna do casal, da ingenuidade, raiva e cabeça confusa de Ho e isso dá toda movimentação à história – que no fim das contas acaba bem (para uns, outros nem tanto) e o mistério é revelado a Léo, tornando Ho, em última instância, mais presente na vida deles do que ousaram pensar. Mas agora positivamente. Artimanhas da vida.


Para Continuar, me fez lembrar em seu final, uma história do Nicholas Sparks (que não vou citar o título para evitar um possível spoiler), mas isso não tirou a originalidade do Felipe Colbert, que conseguiu com maestria unir três gêneros diferentes numa mesma trama e assim como em Belleville, me prendeu desde o primeiro capítulo.

Acho a escrita do Felipe grandiosa, adoro ler livros e não ter que ficar lembrando de onde ele é. Achei que os personagens cumpriram seus papéis, adorei o jeito irônico do protagonista e até os personagens secundários foram envolventes. Desde os amigos de Léo à sua família. Felipe consegue escrever bem e de forma simples ao mesmo tempo, além de ser muito criativo e eu acho isso genuíno. 

Um livro de escrita delicada e inteligente, num romance extremamente diferente daqueles que estamos acostumados a devorar, super recomendo.


9 comentários:

  1. Que resenha linda! Se eu visse esse livro por ae, não compraria logo pela capa, mas amei sua resenha! Já tem um lugarzinho na minha lista para ler ❤

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thay.
    Esse foi meu primeiro contato com os livros do autor e amei o que li. A história é linda e profunda, ao mesmo tempo que tem toda uma leveza. O final deixa a gente com o coração na mão hehe. Quero ler outros livros do autor.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Primeiro vez que vejo algo desse livro, achei a premissa um amor. Vou anotar a dica. Bjs

    Taynara Mello www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Thay! Nuca li nada do autor, mas desde o lançamento eu fiquei com vontade de conferir. Fiquei curiosa sobre o final e parece ser mesmo uma excelente leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thay

    Que bom que agora você curte nossa literatura. Eu amo e a cada dia adiciono mais livros nacionais na minha estante.
    Eu acho o enredo desse livro interessantíssimo, esse fato das lanternas representarem o amor e tal, essa mistura com a fantasia deve ser interessante, e ainda tem o fato de ter um pouquinho da cultura oriental. Gostaria de ler sim, acho que iria gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Thay,
    Me dá até orgulho de ver nossos queridos autores crescendo e aparecendo.
    Gosto muito da premissa desse livro.
    Ótima resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi querida,
    Adorei a resenha. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura gostosa como essa. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trama e poder acompanhar o desenvolvimento dessa história.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥