[Resenha] Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer!

Título: Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer

Autor: Jesse Andrews 

Editora: Rocco| Fábrica231

Resenha: Greg está no último ano do ensino médio, colocando mais intensamente em prática o plano de não se encaixar em grupo nenhum, tudo porque sempre teve muito medo da rejeição e de ser odiado por aqueles que não se misturavam a qualquer tipo de grupo. Assim resolveu fazer parte de todos eles, sem que estes soubessem dos seus planos.

Greg é um narrador-personagem, tem 17 anos e vive com seu amigo Earl criando filmes amadores. É com ele que compartilha sua paixão pelo cinema, produzindo remakes dos filmes que mais gostam e sempre de maneira inusitada. Com uma escrita descontraída vamos vendo uma história cheia de imperfeições acontecer. Uma mistura do improvável com inexperiências se juntam e resultam sempre em produções desastrosas e sem sentido algum. Fazendo com que cada vez mais caia a autoestima do personagem, que se vê sempre mergulhando num poço de pessimismo que ele tão bem tem consciência disso e do quanto é ruim, resultando em diálogos nefastos, carregados de sarcasmos e complexo de inferioridade.

Enquanto ele vive de produzir filmes com seu melhor amigo e não permitindo nunca que mais alguém veja além deles - alegando estar sempre horrível - sua mãe chega com uma notícia que sua antiga amiga, Rachel, está com câncer. Com isso, Greg começa a carregar a missão – quase que obrigada - de se aproximar da garota para reconfortá-la em seus poucos dias de vida, fazendo visitas e servindo de companhia para tentar animá-la. De início foi tudo mais difícil para ele, mas com um tempo ele passa a visitá-la freqüentemente, enquanto segue com sua rotina. Nesse meio tempo, Earl também ganha a amizade da garota. E juntos tentam tornar a situação menos constrangedora do que parece.

Com o passar dos dias o estado de Rachel vai piorando e uma amiga em comum deles sugere a Greg que produza um filme para ela, para que ela possa ver antes de morrer, uma vez que Rachel parece ser a única que gosta das produções deles. Sem saber o que fazer, nem por onde começar, o garoto topa a idéia e convence o amigo a preparar algo para a garota. Entre trancos e barrancos o filme sai e como já era de se esperar, ele acha que está horrível. E estava mesmo! Mas a garota não deprecia tanto assim.

Achei Greg de umas atitudes bastante egoísta, coisa que por diversas vezes confessou a si mesmo. Ele não tinha uma preocupação altruísta para com a garota, parecia que sua maior preocupação era não dar conta do recado. Era frio, calculista, sarcástico, insensível. E mesmo tentando se sair bem nessa “missão”, sua vontade mesmo era não ter mais de fazer aquilo. E isso foi o que mais me incomodou no desenrolar.
Ver dois personagens tão infantis como Greg e Earl acabava tornando-os imbecis demais para idade deles, principalmente quando eles tinham um assunto importante a tratar e se comportavam tão indiferentes ao sofrimento da mocinha.

Como o título do livro já nos diz, Rachel não resiste e parte. Não, isso não é um spoiler! E é nesse momento que entra a única cena legal do livro inteiro. A forma como os personagens encararam a morte dela deu toda uma movimentada no enredo que vinha se arrastando absurdamente, numa trama completamente desdenhosa e vazia! A forma como ele percebeu o quanto pequenas coisas, que pareciam insignificantes para ele, tinha importância para outras pessoas, foi plausível. Foi bonito ver também que mesmo em meio ao sarcasmo e sentimento egoísta do protagonista, não demorou muito para que ele visse - ainda que sendo obrigado - que precisava fazê-la sorrir. Mesmo que isso custasse soltar umas piadas nada a ver e se atrapalhasse o tempo inteiro com o que não sabia direito o que fazer ou dizer.

Achei a proposta do autor muito boa, mas o desenvolvimento foi cheio de arestas, que poderiam ser facilmente preenchidas com um pouquinho de sensatez e personalidades menos vazias. O autor mostrava inteligência, mas ao mesmo tempo que reunia tudo que poderia acrescentar à história, jogava na personalidade negativa do protagonista e aí tudo era ofuscado novamente.

Foi o tipo de leitura que eu não recomendaria. Achei o desenrolar arrastado demais e só Deus sabe o sacrifício que eu fiz para finalizá-lo. Nada tornou a leitura “tragável”. O único momento que te deixa mais à vontade para ler, são as últimas 15 páginas, mas que ainda assim não compensam o fiasco que é. Achei frustrante, porque a premissa de início era ótima e a diagramação do livro super convidativa, mas não passou disso, infelizmente

15 comentários:

  1. Olá Thai 😍
    Nossa que interessante, eu estavam com uma vontade enorme de ler esse livro, agora deu uma vacilada. Mas acho que ainda daria uma chance a ele.
    Beijos,
    teattimee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu nunca vi esse livro mas depois dessa resenha, eu não quero passar nem perto. Detesto personagens insensíveis, é importante que eles conquistem o leitor e tem fatores que acabam piorando essa interação, fazendo a gente odiar eles haha já até sei que detestaria...
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha e já conhecia a história, pois uma amiga indicou para eu ler bas férias.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca tive vontade de ler esse livro. Mas um tempo atrás eu decidi ver o filme. Já não gostei. Sei que não devemos comparar um com o outro, mas com certeza não criou interesse pelo livro. E após ler sua resenha e saber que o livro tem uma leitura arrastada... vou continuar sem ler.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  5. Poxa, a capa e a sinopse parecem tão promissores, mas eu também desanimei pelo fato de que os personagens são muito novos, sempre prefiro personagens adultos. Sua resenha ficou ótima, adorei sua sinceridade e o modo como se posicionou acerca da história!
    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. caramba que história incrível, adorei a resenha, e quero urgentemente saber mais sobre Greg, comecei a ler sua resenha e nem percebi que já tinha acabado, a proposta do livro me chamou muito atenção, vou comprar pra ler, com certeza. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Thay, tudo bem?

    Já tinha visto algumas resenhas desse livro, mas nenhuma tinha sido tão sincera quanto a sua. Esse é um tema de livro, que com certeza não está nos meus planos e saber que a história não prende já me desanima de cara!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  8. Oi Thay, eu tenho uma amiga que disse que amou o livro, mas também vi que muita gente detestou o livro. Sei muito bem como é ler uma história que tem tudo para ser legal e o autor não conseguir prender o leitor com ela. É frustrante mesmo!

    Amei a sua opinião sincera e verdadeira <3

    Beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parece bom, pena que demora no desenvolvimento... Não gosto de livros assim :/
    Amei essa resenha (saiu enorme haha)
    Beijos ❤
    JP

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Já vi muitos comentários negativos sobre esse livro e agora a sua resenha também. Já até quis ler mas desisti.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Uau, resenha super sincera, é assim que eu gosto haha
    Quando é bacana a gente elogia, mas claro que sempre possui algum defeito e é legal fazer criticas construtivas.
    Adorei o blog, primeira vez por aqui :) Mas já vou ficar
    Espero por mais resenhas maravilhosas e mais dicas de livros para que eu adicione na minha listinha <3
    Beijoooos e parabéns pelo blog :)
    http://meiosentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii, Thay!

    Já li o livro tem um ano e na versão americana. Olha, foi a leitura estrangeira mais difícil que já fiz. Cheio de gíria, palavras cortadas... Achei bem paradão. Não causa aqueeeela adrenalina. Mas por outro lado, achei o livro bem humorado. 95% era de humor negro, mas mesmo assim tinha graça (mds kkk). Beijos,

    Lu - www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha visto esse livro na Bienal mas acredito que foi bom não te-lo comprado. Pela sua resenha eu iria me decepcionar, não sei como o escritor consegue criar personagens tão vazios e sem "humanidade" isso é o que mais frusta no leitor, na minha opinião. Adorei a forma como você escreve e amei a resenha, parabéns.
    Quando tiver um tempinho visite o meu blog, eu adoraria receber sua visita. http://www.palavrasambulantes.com/2016/08/resenha-do-livro-eu-estive-aqui.html Beijos <3

    ResponderExcluir
  14. Oi Thay,
    Que pena que leitura não foi boa.
    Não gosto quando o livro se torna arrastado, parece que nunca vai ter fim.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  15. Oi Thay!
    Que pena que o livro decepcionou tanto! Pelos pontos que você citou eu acho que também acabaria não gostando do livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥